Perda auditiva leve precisa de aparelho auditivo.

Existem graus diferentes de perda auditiva, ela pode ser leve, moderada, severa ou profunda, mas para todas as situações é um problema irreversível, que avança com o tempo e sem um acompanhamento apropriado pode trazer sérias consequências na vida de uma pessoa. Muitas afastam-se do convívio familiar e social, apresentam problemas no trabalho, irritação, vergonha e até depressão.

A maioria dos casos são considerados de grau leve ou moderado e já surgem os primeiros problemas. A pessoa passa a perceber uma maior dificuldade em ouvir sons de baixa intensidade ou entender conversas em ambientes mais barulhentos. Começando a preferir ambientes silenciosos e a mudar atitudes da sua rotina.

Assim que as dificuldades auditivas surgem é recomendado procurar um especialista para uma avaliação adequada. Quanto mais tempo se espera para iniciar um acompanhamento, mais o problema vai aumentando e dificultando encontrar o melhor tratamento.

Após os exames realizados e de acordo com a necessidade de cada pessoa, mesmo sendo uma perda auditiva leve, o especialista recomendará o melhor tratamento e se há indicação para uso de aparelho auditivo, que é uma ferramenta importante e projetado para atender todo tipo de perda auditiva, melhorando a capacidade de entender a comunicação e ainda devolvendo sons importantes que deixaram de ser percebidos.

Uso de aparelhos auditivos por quem tem perda auditiva leve

Agora que você já entendeu o que é a perda auditiva leve, resta a dúvida: é preciso usar aparelho auditivo? Na verdade, isso depende da análise médica e varia de caso a caso.

Há alguns anos, o aparelho auditivo apenas era indicado para pessoas que apresentavam perda moderada ou grave. Atualmente a situação é diferente, e qualquer um que apresente algum grau do problema é um usuário em potencial ao aparelho. Tudo vai depender, antes de qualquer coisa, da avaliação médica. Assim, o profissional vai observar como aquela dificuldade afeta a vida pessoal e o trabalho do paciente.

Essa análise é ainda mais importante em crianças. Na verdade, com o público infantil o uso do aparelho é, de forma geral, recomendado em qualquer nível de perda auditiva, incluindo a leve. A razão é que essa etapa da vida é extremamente importante para o aprendizado e é nela que ocorre o desenvolvimento da fala e da linguagem. Sendo assim, qualquer dificuldade na audição pode comprometer o crescimento do indivíduo.

Os benefícios de usar aparelhos auditivos

Caso você precise usar aparelho auditivo, saiba que os benefícios são vários. Entre eles podemos citar:

• melhorar relações pessoais, afinal você poderá escutar cada detalhe das conversas com seus amigos e familiares;
• melhorar atividades profissionais, pois você passa a ter mais segurança com sua capacidade e não corre o risco de perder alguma informação importante transmitida em uma reunião, por exemplo;
• capacidade de voltar a ouvir com plenitude.

Sendo assim, o importante, independentemente se você tiver perda auditiva leve ou mais grave, é investir em sua saúde para aproveitar ao máximo a vida.

Cuide bem da sua audição e faça avaliações regularmente. Lembre-se quanto antes se descobrir a existência de perda auditiva, mais fácil será encontrar o melhor tratamento e recuperar sua qualidade de vida.

A MCR conta com profissionais especializados e as melhores opções para o cuidado da sua audição.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn