Aparelhos auditivos exigem cuidados na limpeza e na sua manutenção

Assim como o celular ou qualquer outro equipamento eletrônico, os aparelhos auditivos exigem alguns cuidados para garantir máxima durabilidade e desempenho correto durante a vida útil.

Quando você adquire seu aparelho auditivo, está dando um grande passo para conquistar sua independência auditiva, pois a partir desse momento conseguirá ouvir sons que haviam praticamente sumido do seu dia-a-dia.

Realizando os procedimentos corretos de limpeza e manutenção, um aparelho auditivo terá maior vida útil. Nesse artigo, mostraremos os cuidados que devem ser tomados com cada tipo de aparelho, além de cuidados que se aplicam a todos.

Tenha atenção para a necessidade de substituir a pilha

Fique atento ao período para substituição das pilhas. O aparelho auditivo não apresenta o mesmo desempenho para qualidade sonora quando a pilha ou bateria está fraca, então é preciso realizar essa manutenção sempre que necessário.

Porém, lembre-se de que não é indicado utilizar pilhas que não correspondam ao uso específico do aparelho. Do contrário, ele pode ser danificado permanentemente ou continuar apresentando desempenho insatisfatório. Temos soluções recarregáveis também que podem ajudar nesse quesito.

Limpe seus aparelhos auditivos diariamente e siga todas as recomendações de cuidados e uso descritas no guia do usuário de cada produto. Não utilize água, álcool ou detergentes para limpeza. Em nosso centro auditivo você pode encontrar o Kit de Manutenção e Limpeza adequado para seu aparelho!

Use um desumidificador de aparelho auditivo.

Os desumidificadores são essenciais quando se trata de cuidados com aparelhos auditivos, pois realizam uma limpeza mais profunda. O produto remove todos os resíduos de umidade que possam estar presentes na estrutura interna do aparelho, local em que a higienização tradicional não alcança.

Realize revisões periódicas

As revisões são importantes para verificar possíveis defeitos ou falhas que o aparelho esteja apresentando. Elas devem ser feitas regularmente por um fonoaudiólogo.

Mantenha o aparelho seco

Água e umidade não combinam com aparelho auditivo. Retire o aparelho para tomar banho e para nadar, e evite coloca-lo com os cabelos molhados. Quando não estiver utilizando o aparelho, certifique-se de guarda-lo em um local seco – não é aconselhável deixa-lo no banheiro, por exemplo. Hoje existem no mercado desumidificadores elétricos portáteis que são práticos inclusive para uso em viagens. Assim você mantém seu aparelho sempre protegido e livre da umidade.

Proteja do calor

O calor, junto com a umidade, talvez seja um dos maiores vilões de qualquer aparelho auditivo, pois sua ação gera diversas consequências negativas. Afinal, esses equipamentos utilizam uma tecnologia de ponta com vários circuitos e peças muito sensíveis.

Quando expostos ao calor excessivo, esses componentes podem estragar permanentemente. Alguns deles não podem ser trocados individualmente e, consequentemente, você precisará comprar um aparelho novinho.

Outra ação do calor é a aceleração da oxidação, pois, quanto maior a temperatura, mais intensas são as reações químicas entre o oxigênio e a umidade do ar com as peças do aparelho. Apesar de isso não o estragar imediatamente, esse processo pode reduzir bastante o ciclo de vida dos equipamentos.

Viu só como os cuidados com o aparelho auditivo são simples? Basta um pouco de atenção e, logo, cada um desses passos se tornará um hábito em vez de uma obrigação. Assim, você continuará escutando todos os sons de maneira clara e satisfatória e poderá realizar suas atividades preferidas sem qualquer dificuldade.

Para se manter bem informado sobre tudo o que está relacionado a sua saúde auditiva, não deixe de acompanhar a MCR Aparelhos Auditivos pelas redes sociais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn