Provavelmente, você já ouviu que não se deve colocar nenhum corpo estranho nos ouvidos. O uso de hastes flexíveis (ou cotonetes) pode trazer uma série de problemas e até causar um trauma físico, como o rompimento do tímpano, caso seja inserido de maneira errada ou com excesso de força. Porém, antes de tratar dos possíveis danos causados pelo uso do cotonete, é preciso acabar com o mito de que a cera de ouvido é uma sujeira e, por isso, deve ser limpa.
A cera de ouvido, ou cerume, é uma substância produzida pelo próprio organismo com a finalidade de proteger o ouvido de sujeira, bactérias, fungos e outros elementos nocivos. Normalmente, ela é liberada de modo natural pela cavidade das orelhas, por meio de mastigação e outros movimentos da mandíbula.
Em algumas pessoas, a produção de cerume pode se intensificar, formando um excesso de cera que prejudica a audição e pode causar dores ou desconfortos. Mas essa não é uma condição comum.
Por isso, em casos de dor de ouvido, sensação de entupimento e/ou de perda auditiva, é fundamental procurar ajuda de um médico otorrinolaringologista.
A maneira mais segura de fazer a limpeza de ouvido é secar por fora ao sair do banho usando uma toalha ou pano limpo fino.
O que não devo fazer?
Na maioria das vezes não é preciso fazer limpeza de ouvido. Não coloque, de modo algum, objetos pequenos como grampos, cotonetes ou cantos de guardanapos dentro do ouvido, você pode acabar empurrando a cera para áreas mais profundas do canal auditivo. E, uma vez que ela se acumula, pode causar o quadro de cerume impactado.
Os cotonetes, quando passados dentro do canal auditivo, removem a proteção natural do ouvido, deixando o órgão mais suscetível a contaminações por agentes patogênicos. Além disso, há sempre o risco de ferir os ouvidos e até causar perfuração de tímpano, caso as hastes flexíveis não sejam usadas corretamente. Na maioria das vezes o cotonete empurra a cera para o interior do canal auditivo ocasionando compactação da cera junto ao tímpano, piorando os sintomas e os riscos.
Quer saber mais sobre a sua saúde auditiva, então não deixe de acompanhar a MCR Aparelhos Auditivos pelas redes sociais.